Especialistas garantem que exercícios respiratórios podem eliminar vários transtornos físicos e emocionais.
A modelo Gisele Bündchen se utilizou do processo correto da respiração para se curar de uma síndrome do pânico, segundo ela conte em seu livro.
E você, sabe respirar?
Claro, pode ser a resposta, afinal nasci respirando e continuo assim. Mas corretamente?
Embora a respiração seja um ato involuntário, é possível aprimora-la. Uma grande parcela se utiliza da respiração torácica, superficial. Ao inspirar, expandem o tórax, fazendo com que a respiração preencha apenas até os pulmões.
Quando isso ocorre, ao expirar e contrair o peito eliminamos apenas parte do gás carbônico que foi transformado no organismo, causando uma pequena intoxicação. Este tipo de respiração força os pulmões a se movimentar mais rápido obrigando o coração também a trabalhar mais rápido de modo a conseguir a oxigenação suficiente do sangue.
Observe um bebê respirando. Observe como ele inspira e expira de forma lenta e tranquila preenchendo de oxigênio não só os pulmões como também o ventre. Com todo o seu diafragma e abdome sobe e desce calma e lentamente.
Deveríamos fazer o mesmo.
Uma respiração correta diminui o ritmo cardíaco, baixa a pressão arterial, evita a ansiedade e faz com que a mente se acalme. Também um sono tranquilo pode advir da respiração diafragmática e abdominal.
Enfim, problemas físicos e emocionais podem ser evitados se você souber respirar.
Buda dizia que se você quer alcançar a iluminação, deve manter-se sempre consciente de sua respiração.
Tem uma música que diz: “ Mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo”.
Exercícios de relaxamento, Yoga e meditação podem dar a você a consciência de como está respirando e se corrigir aprendendo técnicas de como respirar melhor.
A prática diária também é importante.
Vamos passar alguns exercícios que poderão te ajudar:
1 – Sente-se o mais confortável possível e coloque a mão direita sobre seu abdome e a mão esquerda sobre o peito. Respire profundamente, de modo que a mão direita suba e desça com a respiração, e a esquerda fique quase parada. Inspire e expire pelo nariz. Repare na sensação que a respiração abdominal lhe traz. Sinta o ar entrando pelas narinas e percorrendo todo o caminho até o baixo ventre e depois esteja consciente de como ele retorna.
2 – Inspire devagar, contando até quatro. Retenha o ar nos pulmões contando até quatro. Depois expire lentamente, também contando até quatro. Sempre lembrando do caminho que o ar deve percorrer.
3 – Respiração alternada: tampe com o dedo a narina direita, inspire pela narina esquerda, retenha o ar quanto tempo for possível de maneira confortável, tampe a narina esquerda e expire pela direita. Continue alternando sempre inspirando pela narina com a qual fez a última expiração. Faça o exercício, de forma calma , tranquila e consciente, no mínimo 12 vezes.
A respiração abdominal e ou alternada deve ser praticada todos os dias, quando acordar ou antes de dormir. Pode ser usada também, antes de uma prova, entrevista, reunião ou situação de estresse.
Procure dar-se um tempo e respirar corretamente.
Uma respiração “estrangulada” e inconsciente só trará danos a sua saúde. Respire plenamente.
Pratique e colha os bons frutos. Vamos tentar?
Um grande abraço e ótimos sonhos!!!
11-99959-5022
Nenhum comentário:
Postar um comentário